Clientes

Posicionamento para verificação do acabamento de acordo com as NBRs 14125,14232 e 12609

1- O acabamento deve ser verificado nas faces aparentes do produto colocado na posição em que é utilizado na aplicação final.

2- A iluminação deve ser posicionada entre o verificador e a amostra, de modo que haja uma incidência angular de aproximadamente 60° entre os três pontos. A intensidade de luz deve estar de acordo com a ABNT NBR 5413.

3- Revestimentospor meio de Pintura: a distância mínima entre o verificador e a amostra deve ser de 3 m quando produto é utilizado em aplicações internas e 5 m quando utilizado em aplicações externas.

4- Anodização para fins de consumo: a distância mínima entre o verificador e o produto deve ser de 1,5 m, quando o produto é utilizado em aplicações internas, e 2 m, quando utilizado em aplicações externas.

5- Anodização para fins arquitetônicos: a distância mínima entre o verificador e a amostra deve ser de 3 m quando produto é utilizado em aplicações internas e 5 m quando utilizado em aplicações externas.

Procedimentos de recebimento, expedição e pós-vendas dos materiais de clientes.

Com a finalidade de aperfeiçoar e criar um padrão de prestação de serviços que atenda cada vez melhor os nossos clientes, facilitando, também a comunicação e o entendimento entre as duas partes.

A Claumann baseou os procedimentos a serem utilizados nas especificações técnicas da ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas, que objetivam a garantia da qualidade, durabilidade, beleza e proteção dos produtos a serem beneficiados.

Recebimento de material.

A Claumann conta com um sistema de descarregamento rápido para materiais paletizados. Materiais que coletamos nos Clientes poderão vir paletizados ou utilizamos nosso sistema de roletes evitando que se pise nos materiais.

•             Do Horário: o horário de funcionamento do setor de recebimento é de segunda-feira a sexta-feira das 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00.

•             Da NF: o material deverá vir acompanhado de NF e/ou romaneio do material, com o detalhamento de cada um dos itens a ser produzido e o acabamento solicitado. Não serão aceito materiais sem o romaneio. Nossa empresa não faz a relação do material.

•             Das Avarias: materiais que chegam com avarias (molhado, sem embalagem, etc) serão comunicados ao cliente sobre o problema e se o cliente permitir o beneficiamento, não manteremos a garantia.

•             Dos Materiais: Materiais com adesivos, lubrificantes (graxas, óleo, etc) precisam passar por um processo de limpeza manual antes de entrar na produção. Para isso é cobrado uma taxa de limpeza por kg. Dessa maneira, o cliente pode optar por limpar a peça ou solicitar que a Claumann realize a limpeza mediante o pagamento pelo serviço que será acordado conforme a demanda da mão-de-obra necessária.

•             Da Conferência: O material poderá ser conferido antes ou após o descarregamento, conforme disponibilidade de tempo e conferentes. A Claumann se obriga a confirmar os volumes e quantidade de itens de acordo com a NF e/ou Romaneio em um prazo máximo de 2 dias úteis. E caso de divergência, o cliente é comunicado para que sejam tomadas as providências cabíveis.

•             Da inspeção inicial: No momento em que o material é desembalado para iniciar a produção, a equipe da Claumann verifica os defeitos de transporte e fabricação, tais como: amassados, manchas de oxidação, riscos, etc. Conforme autorização no livro de aceita e rejeita, o material poderá ser pintado ou devolvido.

•             Da devolução: No caso do material avariado não ser processado, será devolvido ao cliente sem acabamento, embalado e sinalizado.

•             Do material de concorrentes: não nos responsabilizamos por material mau processado por outrem.

•             Do nosso controle interno: para cada NF criamos um romaneio por cor. Este processo é fundamental para a qualidade da pintura e anodização. O romaneio transmite algumas informações, tais como:

1.            A área do perfil que é aparente na obra e que necessita de cobertura completa da tinta, ou bom acabamento anodizado.

2.            Qual o padrão de embalagem desejado pelo cliente. (a maioria dos clientes passa o desenho do encaixe dos perfis para embalagem com as quantidades, então se o padrão são 12 e vem 14, 12 serão embalados juntos e 2 serão embalados separados).

3.            Quais os perfis vieram para os conferentes conferirem os materiais na entrada e na saída.

4.            Qual defeito no alumínio o cliente aceita ou rejeita.

5.            Qual a área linear cada perfil tem, para calcularmos quantas peças irão a cada gancheira e quais as amperagens dos equipamentos da anodização.

6.            Rastreamento do material.

Romaneio de Produção da Pintura e da Anodização.

Expedição do material

  • Do Horário: o horário de funcionamento do setor de expedição é de segunda-feira a sexta-feira das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:00. Observar os dias reservados de devolução do material industrializados para cada região.
  • Do carregamento na Claumann: é realizado com o apoio da equipe da Claumann, para que não haja problemas de mistura de material.
  • Do descarregamento no Cliente: a Claumann disponibiliza em nosso caminhão o motorista e um ajudante para que estes fiquem em cima do caminhão um em cada ponta, em baixo é necessário no mínimo 2 ajudantes dos clientes para colocar no devido local.
  • Do Cliente que retira ou recebe: o cliente deverá assinar a NF ou Romaneio, onde deverá estar relacionado o nº de volumes. É possível verificar a quantidade de volumes mesmo sem saber conferir.
  • Do Transito: pedimos a flexibilidade dos clientes em caso de problemas no trânsito.

Pós-vendas

Dos problemas de conferência: a primeira etapa para a conferência é verificar o número de volumes. A segunda etapa é a conferência dos itens sem a abertura dos pacotes. A Claumann não se responsabiliza por divergências após os pacotes estarem violados.

  • Do aviso de divergência: no caso do cliente detectar alguma divergência do material entregue, deverá entrar em contato conosco em 2 dias úteis após a entrega do material..
  • Da procura: A nossa equipe ajudará o cliente a encontrar o perfil. Se o perfil não for encontrado na Claumann ou no cliente, poderemos enviar um de nossos conferentes até o cliente para conferir. Caso seja constatada a falta do material, a Claumann compromete-se em indenizar o material no máximo de 30 dias. Caso haja deslocamento e o perfil seja localizado no cliente, este se responsabiliza pelos custos de deslocamento.
  • Dos problemas de qualidade: O problema detectado poderá ser verificado pela equipe técnica através de fotos ou retornando o material para a empresa devidamente embalado, caso contrário, novas avarias poderão surgir e o motivo original da devolução não conseguirá ser detectado. A Claumann não aceita materiais desembalados em garantia.
  • Do retorno do material com problema: o material deverá vir acompanhado de NF/ou romaneio com o detalhamento de cada um dos itens. Não serão aceitos materiais sem relação. Não fazemos relação de materiais.
  • Da constatação do problema: Assim que a equipe fizer a avaliação e detectar que o problema seja de produção referente à pintura/anodização conforme normas da ABNT, a Claumann se responsabiliza pelo retrabalho do material, caso seja constatado problema de mau uso, transporte de outros inadequado o retrabalho será cobrado do cliente mediante autorização.

OBS: Qualquer necessidade “extra” do cliente podemos “personalizar o procedimento” caso seja possível no nosso processo.