Pintura Eletrostática

No nosso processo produtivo contamos com 3 linhas de pintura, sendo 2 linhas automáticas, do qual uma exclusiva para pintura na cor branca e outra para bronze e preto. Para pedidos especiais temos a linha manual do qual pinta-se diversas cores.

Trabalhamos com perfis de alumínios de até 6,5 mts, e com chapas.

Entenda o processo da pintura

Para garantir a qualidade da pintura é preciso realizar o pré-tratamento antes da pintura. Este processo é feito mergulhando o material no interior de banhos químicos. Após secar completamente o material, a tinta é aplicada.

Desengraxe

O desengraxe alcalino é um banho que atua no sentido de remover óleos, graxas e gorduras da superfície do alumínio.

Enxague

Fundamental para a remoção do excesso de desengraxante que fica aderido na superfície do alumínio. Além disso, serve para que não haja a contaminação dos banhos sequentes.

Banho desoxidante - ácido

Este banho, a base de ácidos inorgânicos, tem como objetivo a remoção de óxidos e outros metais que porventura estejam aderidos a superfície do alumínio. Nesta etapa, como consequência do ataque do ácido no alumínio, há uma remoção de alumínio na ordem de 1 g/m2, essencial para que o processo de cromatização, subsequente.

Enxague

Fundamental para a remoção do excesso de desoxidante que fica aderido na superfície do alumínio. Além disso, serve para que não haja a contaminação dos banhos sequentes

Banho cromatizante

O cromatizante, assim chamado por ser à base de ácido crômico hexavalente, é utilizado no pré-tratamento de pintura por imersão e fornece ao alumínio uma excelente proteção contra a corrosão, permitindo ainda uma forte adesão da camada de tinta a ser aplicada.

Enxagues

São dois tanques, fundamentais para a remoção do excesso de cromo que fica aderido na superfície do alumínio.

Secagem

A secagem é realizada em estufa com temperatura controlada, nunca superior a 85ºC. Depois de secos os perfis são enviados para a pintura propriamente dita.

Pintura

A pistola carrega de eletricidade as partículas de tinta (com resinas de poliéster para ambientes externos) e as projeta sobre a peça a ser pintada. Como a peça está aterrada, ocorre a atração eletrostática e as partículas aderem a ela.  A peça pintada é transportada para a estufa.

Cura

Se processa por convecção de ar quente, a uma temperatura de 200 C °, durante aproximadamente 10 minutos. As partículas se fundem com a peça, formando uma camada protetora uniforme, com espessura de 60 a 80 micras.

Embalagem

Depois de pintados e curados os perfis seguem para o setor de embalagem. A embalagem é feita de forma a garantir a proteção do material contra atritos e choques. A embalagem que permite uma boa proteção é o plástico. Os perfis são envolvidos em pacotes e colocados em paletes.

Processo de Qualidade da Pintura

Além dos treinamentos aos colaboradores para que o processo corra conforme os padrões exigidos, são realizados testes laboratoriais diários baseados nas normas da ABNT NBR 14125 que garantem a qualidade da pintura e garantia de 5 (cinco) anos.

  • Camada do filme: mede-se a espessura do filme para isso é utilizado um medidor por ultra-som;
  •   Cor: comparação visual deve ser observada sobre a distância de 5 metros para revestimentos externos e de 3 metros para revestimentos internos;
  •  Brilho: comparação visual
  •  Flexibilidade: é realizado através do Mandril Cônico e avalia a flexibilidade da tinta. O resultado baseia-se na observação de rachaduras ou perda de aderência quando o filme é submetido a deformação mecânica pelo mandril;
  • Resistência: mede a resistência ao intemperismo através do teste da panela de pressão.
  •  Aderência: são feitos vários cortes em grades na película da tinta atingindo a base, depois aplica-se uma fita filamentosa-3M padronizada, que é removida de forma uniforme, completa e rápida num ângulo de 180º e conforme a quantidade de fita destacada, é atribuído um grau de aderência;
  •  Impacto: consiste em submeter a placa de alumínio padronizada a um impacto que causa uma deformação violenta, através de um peso padrão lançado a uma altura pré-determinada. Neste pode-se observar característica de aderência, elasticidade e a cura do filme;
  •  Cura: consiste em passar uma produto especifico na tinta para ver se sai ou não no algodão.